Publicado em: 08/09/2023 15:05:45
"Foi uma forma de estimular a discussão por parte dos alunos, que, por muitas vezes, se esquivam do debate em sala de aula. Assim, a proposta visa, fazer com que eles tenham uma posição definida sobre o assunto estudado, uma vez que, quando em um ambiente não convencional de ensino, deverão propor conceitos corretos aos ouvintes presentes, eliminando a rigorosidade (tensão) de um seminário acadêmico."
A turma de Física moderna A, do 7º período do curso de Física da UNIR de Ji-Paraná, se reuniu em 08 de setembro de 2023, num espaço não covencional de ensino, para debater temas ligados à Relatividade Restrita, assunto ministrado durante o curso pelo Prof. Dr. Quesle Martins.
O encontro ocorreu numa hamburgueria da cidade, local indicado pelos próprios alunos, para que ocorresse a dinâmica proposta.
Sobre a utilização de espaços não formais na aprendizagem, Gaia e Lopes (2019) afirmam:
"A utilização de espaços não formais no ensino e aprendizagem vem abordar de forma bastante positiva um conjunto de atividades educativas, realizadas de forma prática fora do sistema oficial de ensino (espaço formal). Essas práticas desenvolvidas em diferentes espaços, possui uma relevância muito grande, pois atua de maneira significativa para a formação do caráter do sujeito no qual a pratica, contribuindo para um conhecimento mais significativo pelo qual a escola oferece, pelo fato de que os saberes transmitidos pela escola são muitas vezes, esquecidos rapidamente". (GAIA e LOPES, 2019)
Leia o artigo completo em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/issue/view/392
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